-
Arquitetos: Esquadra Arquitetos
- Área: 120 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Joana França
-
Fabricantes: AutoDesk, Trimble
Descrição enviada pela equipe de projeto. A reforma do apartamento TF, localizado na SQN 315, em Brasília, teve a intenção de preservar quase toda a sua estrutura original, tendo, como principal mudança, a abertura completa da cozinha para a sala de estar e de jantar. Assim, criou-se um espaço mais amplo e socialmente mais confortável para a cozinha, dando uma nova função a esta, antigamente sendo apenas de serviço.
Os clientes, um casal com duas filhas pequenas, optaram por uma linguagem mais silenciosa nos acabamentos da casa: paredes brancas e piso de madeira, que articula os espaços de forma aconchegante. As cores estão presentes de modo pontual: o azul, no revestimento dos banheiros, e o amarelo, na marcenaria da cozinha. Já no quarto das filhas, o que traz a cor é seu próprio uso.
O projeto luminotécnico foi elaborado de forma a valorizar as obras de arte dos clientes, com iluminação direcionada: há um armário de 7,20m de extensão que funciona como galeria para os pertences do casal, seguindo a modulação das esquadrias originais do edifício. Essa marcenaria também foi projetada para ser flexível: suas prateleiras são removíveis e podem ser realocadas em alturas diferentes, conforme a aquisição de novas obras de arte, livros e objetos de viagens.
Na cozinha, suas paredes revestidas de azulejo branco com rejunte preto enaltecem a bancada de granito Cinza Castelo escovado e o piso de granitina, que estão presentes também na área de serviço. A materialidade acinzentada conversa com os cobogós de concreto que separam esses dois ambientes em painéis desencontrados, permitindo ainda uma conexão e fácil acesso entre eles, tendo em vista que o banheiro de serviço foi transformado em um lavabo para as visitas.
O programa de necessidades abrange dois quartos, uma suíte, um banheiro social, um lavabo, sala de estar e de jantar, cozinha, área de serviço e quarto de serviço, totalizando 102,92m².